Notícias

Netflix muda visual do serviço para facilitar navegação do usuário

Nova tela inicial começa a ser disponibilizada nesta quarta-feira (13).
Conteúdo apresenta mais informações para o usuário.

Com a intenção de melhorar a navegação do usuário em meio a centenas de filmes e seriados, o Netflix, serviço on-line de conteúdos por streaming, lança nesta quarta-feira (13) uma nova interface em dispositivos que permitem assistir ao conteúdo na TV – consoles de videogame, aparelhos de Blu-ray e smart TVs. A empresa considera esta a maior atualização já feita desde o lançamento do Netflix em 1997 nos Estados Unidos.

A empresa divulgou um vídeo em português que mostra as novidades da interface.

A atualização do menu reflete o comportamento de uso do serviço. De acordo com a empresa, no terceiro trimestre de 2013, mais de 5 bilhões de horas de conteúdo foram assistidos no serviço, principalmente em televisores.

A nova interface está em testes há dois anos, de acordo com Pedro Freitas, gerente de produto da empresa, e foram feitas pesquisas com usuários para ver se a mudança seria bem aceita. “A navegação está mais simples e o usuário tem mais informação rapidamente. Acreditamos que eles terão acesso ao conteúdo que desejam mais facilmente”, diz o executivo ao G1.

Cada filme e seriado ganha mais destaque na nova tela de início do Netflix, apresentando três imagens grandes para cada título que dão uma ideia do que há na produção, além de uma descrição que inclui até prêmios que o filme ganhou ou aos quais concorreu.

Há também maior conexão com as redes sociais e o usuário receberá recomendações melhores baseadas em sua experiência e na dos amigos. Também há detalhes personalizados, como quais amigos assistiram a um título, por que um título tem a ver com outro a que você já assistiu ou quais prêmios ele recebeu.

Testes tinham sido feitos nas páginas especiais dos seriados originais do Netflix “House of Cards” e “Orange is the New Black”. Ao entrar nestas produções, o usuário observava uma imagem grande e uma descrição do que é a série, ao lado de detalhes dos atores e de seus personagens. Ao entrar na lista de episódios, havia uma descrição de cada um deles. Este é um dos recursos que a nova interface do Netflix vai apresentar.

A atualização será automática e gratuita e ficará disponível para os mais de 40 milhões de usuários do Netflix no mundo dentro de 15 dias. Os aparelhos com suporte à nova experiência incluem PlayStation 3, Xbox 360 e modelos recentes de aparelhos de Blu-ray e smart TVs. Mais aparelhos serão incluídos nos próximos meses, segundo a companhia.

O PlayStation 4, que chega aos Estados Unidos nesta sexta-feira (15) e no Brasil em 29 de novembro, também terá o novo visual do serviço. O Xbox One, console de nova geração da Microsoft, terá uma interface única, similar a todos os menus do videogame. O mesmo vale para o Wii U, que tem um visual voltado para o uso do controle-tablet GamePad.

Facilidade
De acordo com Freitas, a novidade irá facilitar o uso do Netflix pelo usuário e também irá tornar as atualizações mais fáceis para a empresa. “Até hoje, tínhamos uma plataforma diferente para cada dispositivo, o que dificultava lançar atualizações e demorava mais tempo para os novos recursos chegarem a todos os aparelhos. Agora, todos os dispositivos tem o mesmo sistema, o que torna mais fáceis estes ‘updates'”, explica Freitas.

As buscas, muito usadas pelos usuários para encontrar conteúdos que não aparecem na tela inicial, mudaram. Agora, basta digitar apenas uma letra para que as sugestões de palavras sejam exibidas automaticamente no campo de busca. No Xbox 360 e em TVs compatíveis com comandos de voz, os usuários poderão falar com o Netflix para escolher o que assistir, conta Freitas.

A área de crianças receberá o mesmo tratamento da tela inicial. O fundo será azul para diferenciar os dois menus e ao selecionar um seriado, ele será iniciado automaticamente, o que, segundo o gerente, facilita o uso pelas crianças. As imagens de personagens, que permitem a escolha de desenhos por crianças que ainda não sabem ler, serão mantidas.

Resolução 4K
Os novos videogames, o PS4 e o XOne, poderão rodar conteúdo com resolução 4K – quatro vezes maior do que a definição das TVs Full HD – em televisores compatíveis, e o Netflix prepara produções com esta resolução. “Lançaremos filmes e seriados com resolução 4K no início de 2014 já pensando nestes novos videogames e em televisores 4K que estão chegando ao mercado”, afirma Freitas.

Deixe uma resposta

Preenchimento obrigatório*.


Não fique off line do mercado 21 3760-8051

Ilustrador Digital - Onde nascem as ideias